COMO ACESSAR O BLOG

DICAS PARA USAR O BLOG

http://www.ceicelisa.blogspot.com.br

  • Para escrever recadinhos: clique no final de cada assunto na palavra COMENTÁRIOS ou NENHUM COMENTÁRIO que está em vermelho; Abrirá uma janelinha em branco onde você pode escrever seu recadinho, depois você deve escolher o perfil, que pode ser uma conta de e-mail que você já tem (gmail, yahoo);
  • Para ver um vídeo é mais fácil você deixar o vídeo carregando. Para fazer isso, clique no play deixe carregar por 5 segundos e depois clique no pause, assim o vídeo vai ficar carregando e uma barra vai surgindo lentamente. Quando está barra estiver completa, é só clicar no play novamente e assistir o vídeo sem cortes. Os vídeos 70 anos podem ser visto em tela maior se você clicar na palavra youtube na parte de baixo.
  • Na sessão TURMA DO CEI CELISA, você pode ver todas as postagens da professora de seu (a) filho (a) e das demais também.
  • Você e seu (a) filho (a) também podem ser seguidores do blog da nossa escola, para isso vá até a sessão de seguidores (AMIGOS DO CELISA) e clique em PARTICIPAR DESTE SITE. E, para receber atualizações em seu e-mail, escreva-o no campo ACOMPANHE-NOS POR E-MAIL.


AGRADECEMOS SUA VISITA E PARTICIPAÇÃO!

EQUIPE CEI CELISA /2020


quarta-feira, 4 de setembro de 2013

AULA DE LETRAMENTO DO ALUNO FRANCISCO

Ontem , na roda inicial, o aluno Francisco, disse que havia inventado uma música e gostaria que todos os seus amigos a aprendessem.
Para isso, trouxe a música escrita em vários papéis.

Achei esta iniciativa fascinante, pois demonstra o quanto esta criança está familiarizada com as atividades de letramento, conhece a função social da escrita, usa de textos escritos para se comunicar e transmitir o que deseja.

Então, ele deu um papel para cada aluno (não tinha para todos), e cantou a música uma vez. 
as crianças pegaram o papel e realmente tentavam acompanhar a letra da música (palavras que não estavam escritas de maneira alfabética, mas que tinham total significado para ele).

Hoje, ele pediu que ensaiássemos a música novamente.
Peguei suas anotações e preparei a câmera, pois não podia deixar de registrar um momento de aprendizagem como este. Aprendizagem não só de letramento, mas de cidadania, já que respeitar o outro é o primeiro passo para aprender.

Primeiro ele cantou a música, e depois começou a distribuir os papéis com a letra da música, neste momento só interferi para o ajudar a organizar a turma, , ou seja, um papel para cada dupla, para que todos pudessem ler.


Depois ele foi cantando parte por parte e todos iam repetindo. 
Fiquei maravilhada com a organização da turma também.
Algumas crianças iam acompanhando o texto escrito com o dedinho, enquanto cantavam.

Por final cantaram junto.



Um verdadeiro exemplo de letramento.
Que não aconteceu de uma hora para outra.
Primeiro é preciso considerar a criança como leitor, antes mesmo que saiba ler alfabeticamente. Como? Lendo para elas. Para que possam observar o comportamento leitor.

Depois, também é muito importante que as crianças estejam  inseridas num mundo letrado, o que é diferente de alfabetizado.
Ou seja, estar em contato com diferentes tipos de textos ( músicas, histórias, receitas,...) , textos que façam sentindo e tenham significado para o dia a dia da criança.

Proporcionar situações de leitura de textos que já conheçam ou saibam de cor, como por exemplo uma música, e a partir daí buscar informações e reconhecimento de algumas palavras no texto.

E, proporcionar a escrita, mesmo que não convencional, de palavras ou textos (individualmente ou no coletivo), através de brincadeiras e jogos.

Não se trata de preparar a criança para o primeiro ano.
Letrar é, trabalhar os usos da escrita e da leitura na sociedade. É um aprendizado cultural , que começa muito antes da alfabetização.






3 comentários:

  1. Isso, realmente não tem dinheiro que pague Rejane. Conduzir, guiar a criança para que construa o conhecimento. Você está de parabéns! E as crianças...dispensam comentários. Amei ficar com eles um pouquinho ontem. O Livro que fizemos juntos está quase pronto..rs...bjks para a Turma toda da Maçã!

    ResponderExcluir
  2. A iniciativa do Francisco é o reflexo seu trabalho. Parabéns para você e para seus alunos.

    ResponderExcluir
  3. Muito obrigada Lais e Marcia!
    Foi realmente um grande presente pra mim esta aula do Francisco! Fiquei imensamente feliz, com ele e toda turminha!

    ResponderExcluir