Para isso, trouxe a música escrita em vários papéis.
Achei esta iniciativa fascinante, pois demonstra o quanto esta criança está familiarizada com as atividades de letramento, conhece a função social da escrita, usa de textos escritos para se comunicar e transmitir o que deseja.
Então, ele deu um papel para cada aluno (não tinha para todos), e cantou a música uma vez.
as crianças pegaram o papel e realmente tentavam acompanhar a letra da música (palavras que não estavam escritas de maneira alfabética, mas que tinham total significado para ele).
Hoje, ele pediu que ensaiássemos a música novamente.
Peguei suas anotações e preparei a câmera, pois não podia deixar de registrar um momento de aprendizagem como este. Aprendizagem não só de letramento, mas de cidadania, já que respeitar o outro é o primeiro passo para aprender.
Primeiro ele cantou a música, e depois começou a distribuir os papéis com a letra da música, neste momento só interferi para o ajudar a organizar a turma, , ou seja, um papel para cada dupla, para que todos pudessem ler.
Depois ele foi cantando parte por parte e todos iam repetindo.
Fiquei maravilhada com a organização da turma também.
Algumas crianças iam acompanhando o texto escrito com o dedinho, enquanto cantavam.
Por final cantaram junto.
Um verdadeiro exemplo de letramento.
Que não aconteceu de uma hora para outra.
Primeiro é preciso considerar a criança como leitor, antes mesmo que saiba ler alfabeticamente. Como? Lendo para elas. Para que possam observar o comportamento leitor.
Depois, também é muito importante que as crianças estejam inseridas num mundo letrado, o que é diferente de alfabetizado.
Ou seja, estar em contato com diferentes tipos de textos ( músicas, histórias, receitas,...) , textos que façam sentindo e tenham significado para o dia a dia da criança.
Proporcionar situações de leitura de textos que já conheçam ou saibam de cor, como por exemplo uma música, e a partir daí buscar informações e reconhecimento de algumas palavras no texto.
E, proporcionar a escrita, mesmo que não convencional, de palavras ou textos (individualmente ou no coletivo), através de brincadeiras e jogos.
Não se trata de preparar a criança para o primeiro ano.
Letrar é, trabalhar os usos da escrita e da leitura na sociedade. É um aprendizado cultural , que começa muito antes da alfabetização.
Isso, realmente não tem dinheiro que pague Rejane. Conduzir, guiar a criança para que construa o conhecimento. Você está de parabéns! E as crianças...dispensam comentários. Amei ficar com eles um pouquinho ontem. O Livro que fizemos juntos está quase pronto..rs...bjks para a Turma toda da Maçã!
ResponderExcluirA iniciativa do Francisco é o reflexo seu trabalho. Parabéns para você e para seus alunos.
ResponderExcluirMuito obrigada Lais e Marcia!
ResponderExcluirFoi realmente um grande presente pra mim esta aula do Francisco! Fiquei imensamente feliz, com ele e toda turminha!