COMO ACESSAR O BLOG

DICAS PARA USAR O BLOG

http://www.ceicelisa.blogspot.com.br

  • Para escrever recadinhos: clique no final de cada assunto na palavra COMENTÁRIOS ou NENHUM COMENTÁRIO que está em vermelho; Abrirá uma janelinha em branco onde você pode escrever seu recadinho, depois você deve escolher o perfil, que pode ser uma conta de e-mail que você já tem (gmail, yahoo);
  • Para ver um vídeo é mais fácil você deixar o vídeo carregando. Para fazer isso, clique no play deixe carregar por 5 segundos e depois clique no pause, assim o vídeo vai ficar carregando e uma barra vai surgindo lentamente. Quando está barra estiver completa, é só clicar no play novamente e assistir o vídeo sem cortes. Os vídeos 70 anos podem ser visto em tela maior se você clicar na palavra youtube na parte de baixo.
  • Na sessão TURMA DO CEI CELISA, você pode ver todas as postagens da professora de seu (a) filho (a) e das demais também.
  • Você e seu (a) filho (a) também podem ser seguidores do blog da nossa escola, para isso vá até a sessão de seguidores (AMIGOS DO CELISA) e clique em PARTICIPAR DESTE SITE. E, para receber atualizações em seu e-mail, escreva-o no campo ACOMPANHE-NOS POR E-MAIL.


AGRADECEMOS SUA VISITA E PARTICIPAÇÃO!

EQUIPE CEI CELISA /2020


sexta-feira, 5 de julho de 2013

Mochila da Thaís




Nossa aluna Thaís(surda), já esta fazendo uso social da Língua de Sinais. Para Vygotsky  o processo de desenvolvimento da linguagem da criança ocorre por intermédio da interação e das trocas interpessoais, nas relações que as crianças estabelecem com o outro, essas  trocas modificam ao longo do desenvolvimento da criança, pois através do uso da língua vão acontecendo ajustes entre os interlocutores,  primeiro a criança imita o outro, desenvolvendo e interiorizando a linguagem, que é a responsável pela organização de sua atividade mental; constrói seu pensamento, e, gradualmente, começa a se expressar sozinha, mais autonomamente.
Freinet preconiza uma escola vinculada à vida, em que o processo educativo atribui significação social ao trabalho. Desse modo, há dois conceitos-chave em sua proposta pedagógica: o trabalho e a livre expressão. “Praticar a livre expressão e a convivência cooperativa significa inverter a metodologia. A experimentação é o eixo do qual devem girar todas as aquisições infantis, organizando o meio para favorecer a tentativa experimental” (ELIAS, 2004, p. 36).
Nossa aluna Thaís pode usar a livre expressão e assim iniciarmos o trabalho que desenvolveremos a narração e criação de sua história após as férias. Essa aluna tem uma mochila com um desenho de três meninas andando de bicicleta e um avião bem em cima delas.  A aluna imaginou e contou-nos que as três meninas andando de bicicleta eram ela (cabelo marrom), Amanda (cabelo loiro) e Professora Laís cabelo curto e dentro do avião estavam a Professora Nelma, Luciana e Ricardo.
Todos irão para o mesmo lugar. Uma praia onde nadarão no mar, ficarão no sol e tomarão suco bem felizes.
Fico muito feliz que a educação bilíngüe esteja auxiliando os alunos surdos a se desenvolverem e quando chegarem no Ensino Fundamental possam ter menos dificuldade que as gerações anteriores.

Professora Nelma

Um comentário:

  1. Nelma... Assim eu choro!!! Conversei rapidamente com a Thais numa das saídas, mas lendo deste modo me emocionei muito mais!! Que meninos de ouro nós temos!!! Quero estar mais com vcs!!! Aprendo dia a dia!! Que prazer tê-la conosco. (Vc e a Lu juntas)! Um grande beijo!!!!

    ResponderExcluir