COMO ACESSAR O BLOG

DICAS PARA USAR O BLOG

http://www.ceicelisa.blogspot.com.br

  • Para escrever recadinhos: clique no final de cada assunto na palavra COMENTÁRIOS ou NENHUM COMENTÁRIO que está em vermelho; Abrirá uma janelinha em branco onde você pode escrever seu recadinho, depois você deve escolher o perfil, que pode ser uma conta de e-mail que você já tem (gmail, yahoo);
  • Para ver um vídeo é mais fácil você deixar o vídeo carregando. Para fazer isso, clique no play deixe carregar por 5 segundos e depois clique no pause, assim o vídeo vai ficar carregando e uma barra vai surgindo lentamente. Quando está barra estiver completa, é só clicar no play novamente e assistir o vídeo sem cortes. Os vídeos 70 anos podem ser visto em tela maior se você clicar na palavra youtube na parte de baixo.
  • Na sessão TURMA DO CEI CELISA, você pode ver todas as postagens da professora de seu (a) filho (a) e das demais também.
  • Você e seu (a) filho (a) também podem ser seguidores do blog da nossa escola, para isso vá até a sessão de seguidores (AMIGOS DO CELISA) e clique em PARTICIPAR DESTE SITE. E, para receber atualizações em seu e-mail, escreva-o no campo ACOMPANHE-NOS POR E-MAIL.


AGRADECEMOS SUA VISITA E PARTICIPAÇÃO!

EQUIPE CEI CELISA /2020


quarta-feira, 19 de junho de 2013

Uma Macieira no Pomar do Celisa!

No começo do mês de março, conheci uma turminha chamada de Turma da Maçã, muito alegre e cheia de vida! E fiquei sabendo que o projeto da escola baseava-se no estudo do seu grande arvoredo com pés de vários tipos: abacate, amora, ameixa, romã, café, jabuticaba, acerola, pitanga, manga... Mas e a macieira?
As crianças haviam escolhido este nome por gostarem muito (e ainda gostam!) de comer maçã como sobremesa na hora da merenda!

Fiquei com enorme vontade de plantar uma macieira para a Turma da Maçã!

Mas, neste começo o desejo era só meu, não tinha surgido das crianças...

Então começamos a estudar as plantas como seres vivos. Precisávamos aprender que arvore tem vida , e precisa de cuidados para crescer e viver. Fizemos experiências com pés de feijão, lemos histórias ("João e o Pé de Feijão", "A Sementinha Bailarina" -Iza ramos de Azevedo Souza, "As Plantas"- Israel Felzenszwalb e David Palatnik) que falam da importância de se cuidar bem das plantas, aprendemos música  ("Pomar"- Grupo Palavra Cantada) que fala sobre os vários tipos de arvores, e comparamos as arvores que tem na escola e na música. Tiramos fotografias das arvores da escola, um passeio muito legal entre estas plantas tão grandes e bonitas! E assim os olhares das crianças se despertaram para o fato de que não havia uma macieira na escola! Vamos plantar uma? Era tudo o que eu queria ouvir!!!!

Então, após escutar a história da Galinha Ruiva que plantou sementes de milho e depois de colher as espigas fez um delicioso bolo, a Turma da Maçã perguntou: Quem ajuda a plantar nossa macieira?

O Sr. Manoel disse que ajudava! Então fui comprar uma muda de macieira e hoje na roda de conversa contei a turma que iríamos plantar nossa macieira !!!
Expliquei que a planta ainda era pequena ("um bebê?" - perguntou Raica). Sim! E precisa de cuidados para crescer. Como vamos nos organizar para cuidarmos de nossa árvore? "Tem que dar água !", e ficou combinado que os ajudantes irão regar todos os dias, mas toda turma será responsável por observar nossa árvore e ver se não tem insetos subindo, ou outras crianças puxando seu tronco (ainda muito fininho). Também expliquei que as maçãs só irão nascer após a arvore ficar grande e que isso irá demorar pelo menos quatro anos, quando estiverem com aproximadamente onze anos, mas aí poderiam vir visitar a escola e a macieira, que terá sido cuidada por outras crianças também! Afinal plantamos uma arvore e também sementinhas de conhecimentos e respeito pelo meio ambiente!!!

E lá fomos nós, plantar a macieira!
O sr Manoel fez o buraco na terra, colocamos a terra adubada, Leonardo e Milena ajudaram a colocar a muda no buraco e cada criança colocou um pouco de terra para cobrir!

No final, a Leticia colocou a plaquinha na macieira, para que todos possam saber e reconhecer nossa arvore!

Enfim, agora temos uma MACIEIRA no pomar do Celisa!












Nenhum comentário:

Postar um comentário