A propósito esta postagem integra diferentes eixos, por isso o título mistureba.
O Invariante Pedagógico nº. 8: ”Ninguém gosta de trabalhar sem objetivo, atuar como máquina, sujeitando-se a rotinas nas quais não participa” (SAMPAIO, 1989).
Este pensamento deve ser diário para nós educadores que queremos significar o cotidiano infantil.
A Turma da Amoreira trabalha muito, tenho que admitir, muitas das vezes por proposições vindas deles e outras, por minhas sugestões.
Esta postagem mostra como nasceu o painel do mês de Junho da nossa turma e a arte-presente para as duas amigas aniversariantes deste mês: MONIQUE VITORIA e MARIA MANUELA.

Gabriel Matheus adora arte e escolheu para a arte da semana “Peixes Arco-Íris.
Então lá fomos nós iniciarmos a técnica. Muitos, mas muitos peixes mesmo foram feitos para o aquário da sugestão do livro Recicle.

Livro utilizado semanalmente, anualmente por mim. Eu recomendo.
Depois dos peixes, apareceu um tubarão também idealizado pelo “Amorinha” Lucas Ricardo

Com o sucesso do aquário, veio a minha ideia. Propus que fizéssemos um rio grande que poderia ser limpo ou sujo. Perguntei para a turma, torcendo para que respondessem: “limpo”, pois minha intenção era continuar falando, dentro do eixo da Educação Ambiental sobre o cuidado e respeito com a natureza que nos cerca, aumentando assim o repertório do conhecimento, bem como do vocabulário. E a resposta veio como pensei: limpo. Em LIBRAS a professora-instrutora Luciana também está desenvolvendo atividades voltadas para o conceito reciclagem (de papel, plástico, vidro e metal0, trabalhando cores, diferentes tipos de materiais, adequada separação e os sinais em LIBRAS. Então porquê não integrar os conhecimentos com o impulso infantil do desejo em fazer.
Este pensamento deve ser diário para nós educadores que queremos significar o cotidiano infantil.
A Turma da Amoreira trabalha muito, tenho que admitir, muitas das vezes por proposições vindas deles e outras, por minhas sugestões.
Esta postagem mostra como nasceu o painel do mês de Junho da nossa turma e a arte-presente para as duas amigas aniversariantes deste mês: MONIQUE VITORIA e MARIA MANUELA.

Gabriel Matheus adora arte e escolheu para a arte da semana “Peixes Arco-Íris.
Então lá fomos nós iniciarmos a técnica. Muitos, mas muitos peixes mesmo foram feitos para o aquário da sugestão do livro Recicle.

Livro utilizado semanalmente, anualmente por mim. Eu recomendo.
Depois dos peixes, apareceu um tubarão também idealizado pelo “Amorinha” Lucas Ricardo

Com o sucesso do aquário, veio a minha ideia. Propus que fizéssemos um rio grande que poderia ser limpo ou sujo. Perguntei para a turma, torcendo para que respondessem: “limpo”, pois minha intenção era continuar falando, dentro do eixo da Educação Ambiental sobre o cuidado e respeito com a natureza que nos cerca, aumentando assim o repertório do conhecimento, bem como do vocabulário. E a resposta veio como pensei: limpo. Em LIBRAS a professora-instrutora Luciana também está desenvolvendo atividades voltadas para o conceito reciclagem (de papel, plástico, vidro e metal0, trabalhando cores, diferentes tipos de materiais, adequada separação e os sinais em LIBRAS. Então porquê não integrar os conhecimentos com o impulso infantil do desejo em fazer.

Monique Vitoria escolhe o lixo dentre os quarto tipos trabalhados e o coloca na lixeirinha da cor correta.

Recorte feito com as mãos – coordenação motora deliciosamente trabalhada.
Pensando ha cada mês aumentar o repertório visual e artístico infantil procure incentivar a consciência do não desperdício, da beleza, da arte, da criatividade, do respeito à natureza e da diminuição da produção de lixo. Identificação de situações de risco no seu ambiente mais próximo e desrespeito pelo uso coletivo do ambiente, criticamente.
Estabelecer relações com o ambiente e as diferentes formas de vida em diferentes ambientes: ser humano, animal e vegetal como parte do planejamento anual encontrou neste momento eco na lenda de Iara, nas sereias das histórias e do imaginário infantil.

Onde vive esta linda sereia tudo é limpo. O lixo é reciclado e separado como a Luciana os ensinou.
Qual não foi minha surpresa algumas perguntas começaram a pipocar: “E a madeira, onde fica? E o lixo laranja e marrom? Não vamos fazer?
Que coisa linda! Respondi que iríamos sim adiante com isso. Vocês sabem em qual lixo jogamos a madeira e o que devemos armazenar nos lixos marrons e laranjas? “Não souberam responder a primeira pergunta, mas sabiam sobre o lixo marrom: alimentos, mas no lixo laranja não”. Vamos pesquisar sobre eles na internet? A turma topou. Fomos para o computador e lá descobrimos muito mais. Há lixos de outras cores: cinza: resíduo geral não reciclável e roxo: resíduos radioativos. E as madeira devem ser jogadas no lixo preto.
Pronto, então vamos construi-los com o material que temos em sala. Ha tempos faço a campanha do rolo de papel higiênico e com eles fizemos todos os lixos, porque a turma não se contentou apenas com o verde, vermelho, amarelo e azul.
Já sabem misturar cores. Já trabalhamos as cores terciárias, então mãos a obra: recortar objetos das revistas de diferentes materiais para os diferentes lixos. Não encontramos resíduos radioativos, nem materiais que não se reciclam nas revistas pesquisadas.

E, para finalizar, durante o plano de trabalho que durou um mês, posso dizer que a Turma da Amoreira trabalhou a finco sabendo dos objetivos e propósitos em contribuir para enfeitar o Cei Celisa para as comemorações dos aniversariantes do mês de junho e para o Arraiá que acontecerá no mesmo dia, além de presentear duas amorinhas queridas; Monique Vitoria e Maria Manuela.

Painel pronto
A arte presente escolhida: Robô. E mais uma vez esta turma me surpreendeu imaginando outro robô com os rolos de papel higiênico que estamos juntando e olhem o que aconteceu.

Mas não acabou. A festa, a dança, o restante dos acessórios do painel e a entrega dos presentes será dia 28/06. Querem ver como ficou? Até a próxima, então!
Beijos de Amora!
BIBLIOGRAFIA
SAMPAIO, Rosa Maria W. Freinet: evolução histórica e atualidades. São Paulo, Scipione,1989.
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