COMO ACESSAR O BLOG

DICAS PARA USAR O BLOG

http://www.ceicelisa.blogspot.com.br

  • Para escrever recadinhos: clique no final de cada assunto na palavra COMENTÁRIOS ou NENHUM COMENTÁRIO que está em vermelho; Abrirá uma janelinha em branco onde você pode escrever seu recadinho, depois você deve escolher o perfil, que pode ser uma conta de e-mail que você já tem (gmail, yahoo);
  • Para ver um vídeo é mais fácil você deixar o vídeo carregando. Para fazer isso, clique no play deixe carregar por 5 segundos e depois clique no pause, assim o vídeo vai ficar carregando e uma barra vai surgindo lentamente. Quando está barra estiver completa, é só clicar no play novamente e assistir o vídeo sem cortes. Os vídeos 70 anos podem ser visto em tela maior se você clicar na palavra youtube na parte de baixo.
  • Na sessão TURMA DO CEI CELISA, você pode ver todas as postagens da professora de seu (a) filho (a) e das demais também.
  • Você e seu (a) filho (a) também podem ser seguidores do blog da nossa escola, para isso vá até a sessão de seguidores (AMIGOS DO CELISA) e clique em PARTICIPAR DESTE SITE. E, para receber atualizações em seu e-mail, escreva-o no campo ACOMPANHE-NOS POR E-MAIL.


AGRADECEMOS SUA VISITA E PARTICIPAÇÃO!

EQUIPE CEI CELISA /2020


quarta-feira, 10 de abril de 2013

Planejando o que vamos estudar! - Professora Rejane


Nestas primeiras semanas em que estive com a Turma da Maçã, pude observar a relação das crianças com as árvores da escola. Percebi que na hora que em estávamos brincando no parque, as crianças aproveitavam para puxar folhas das árvores para fazer “comidinha”. Então falei a um pequeno grupo de crianças que a árvore não gostaria que fizessem isso, e que ela poderia sentir dor. E , para minha surpresa, uma das crianças perguntou: “árvore tem vida?”. Neste momento percebi que, antes de trabalhar sobre os tipos de árvores existentes na escola, seria necessário trabalhar o tema árvores, como seres vivos: como nascem, crescem, quais cuidados precisam e sua importância para a vida do ser Humano e do Planeta Terra!

Um pouco da nossa conversa:
·      Vocês acham que as arvores tem vida?
Aqui dezessete crianças acharam que as arvores tem vida e sete acharam que não.

·      Elas nascem, comem e respiram como a gente?
Então, como acham que isso pode acontecer? “Come semente” (Ivan); “come sol” (Aghata); “Precisa de água, sol e carinho (Francisco); “Precisa de mais sementes para ter mais arvores” (Giovana); “Come sol e bebe água” (Carlos Eduardo); “Por onde?” (Professora); “Pelo regador (Ivan); “Pela chuva” (Mariana); “Pela raiz” (Maria Clara).

·      O que vocês gostariam de aprender e saber sobre as arvores? “Por que os caçadores cortam as arvores?” (Sabrina); “Como elas crescem?” (Letícia); “Por onde elas tomam agua?” (Kemili); “Por que as arvores crescem com raiz?” (Ivan); “Como as folhas crescem?” (Milena); “Como as arvore respiram?” (Giovana); “O nariz é a casca.” (Sabrina) “Não, é pelas folhas.” (Mariana).

·      Como poderemos saber sobre isso?
“Nos computadores!”; “Lá fora!”
E também através de pesquisas para casa , observação do meio ambiente , histórias, músicas, brincadeiras corporais e lúdicas.

·      O que poderemos construir?
“ Uma arvore com frutas” (Mariana); “Uma planta” (Elizeu)
“ ... de maçã!” (Milena);
“ Cartazes em grupos, pesquisas coletivas, instalações tridimensionais relacionadas com o conhecimento que está sendo construído.

·      E como se chama uma arvore de maçãs?
“Maçanzeira” (Ivan); “Macieira!” (Carlos Eduardo).

·      Quais materiais podemos usar?
“Semente, chuva, água, sol!” (várias crianças ao mesmo tempo); Livros de história, vídeos, cds de áudio, máquina fotográfica, materiais gráficos (professora).

·      Alguém já plantou alguma vez?
“Eu já plantei goiaba” (Milena); “Eu já plantei pimenta” (Carlos); “Eu já plantei manga” (Maria Clara); “Eu já plantei melancia” (Lívia); “O João e o pé de feijão?!” (Ivan).

Foi por isso que ontem, contei a história do João e o Pé de feijão ( livro emprestado pela professora Laís - obrigada!) e depois propus que fizessemos um experimento igual a história: "Será que se jogarmos feijões , eles também vão crescer tão rápido como na história?" Todas as crianças aceitaram o desafio. Então distribui feijões para cada uma.




E lá fomos nós para o parque jogar os feijões perto do abacateiro!
Não dá pra jogar pela janela , porque as janelas são altas e com grades!...




Um, dois , Três e já!
Podem jogar!



"Agora tem que enterrar!" disse Francisco.
"Não, a gente vai fazer igual na história!" respondi.
"Mas vai precisar de água, toda planta precisa de água , disse novamente agora um pouco desesperado por ter deixado as sementes daquele jeito.
"Será?!" respondi, deixando ele pensativo.

E fizemos o registro gráfico individual da história!





No finalzinho da aula, quando todos já tinham ido embora, veio a Samara e disse: "Prô, nossos feijões não vão nascer." 
"Por que Samara?" , "Porque não são mágicos!". "É verdade!", respondi e fiquei maravilhada com sua conclusão , o quanto ela estava pensando consigo mesma , até vir falar comigo, confrontando a realidade com a fantasia.



Um comentário:

  1. Que legal!!! A Turma da Amoreira vai acompanhar de perto esta experiência...vai que o pé de feijão cresece e por ele podemos chegar ao Castelo do Gigante!?? Quem sabe!??? Beijos Turma da Maçã e Professora Rejane!

    ResponderExcluir