Nestas primeiras semanas em que estive com a Turma da Maçã, pude
observar a relação das crianças com as árvores da escola. Percebi que na hora
que em estávamos brincando no parque, as crianças aproveitavam para puxar
folhas das árvores para fazer “comidinha”. Então falei a um pequeno grupo de
crianças que a árvore não gostaria que fizessem isso, e que ela poderia sentir
dor. E , para minha surpresa, uma das crianças perguntou: “árvore tem vida?”.
Neste momento percebi que, antes de trabalhar sobre os tipos de árvores existentes
na escola, seria necessário trabalhar o tema árvores, como seres vivos: como
nascem, crescem, quais cuidados precisam e sua importância para a vida do ser Humano e do Planeta Terra!
Um pouco da nossa conversa:
·
Vocês acham que as
arvores tem vida?
Aqui
dezessete crianças acharam que as arvores tem vida e sete acharam que não.
·
Elas nascem, comem e
respiram como a gente?
Então,
como acham que isso pode acontecer? “Come semente” (Ivan); “come sol” (Aghata);
“Precisa de água, sol e carinho (Francisco); “Precisa de mais sementes para ter
mais arvores” (Giovana); “Come sol e bebe água” (Carlos Eduardo); “Por onde?” (Professora);
“Pelo regador (Ivan); “Pela chuva” (Mariana); “Pela raiz” (Maria Clara).
·
O que vocês gostariam de
aprender e saber sobre as arvores? “Por que os caçadores cortam as arvores?” (Sabrina);
“Como elas crescem?” (Letícia); “Por onde elas tomam agua?” (Kemili); “Por que
as arvores crescem com raiz?” (Ivan); “Como as folhas crescem?” (Milena); “Como
as arvore respiram?” (Giovana); “O nariz é a casca.” (Sabrina) “Não, é pelas
folhas.” (Mariana).
·
Como poderemos saber
sobre isso?
“Nos computadores!”; “Lá fora!”
E também através de pesquisas para casa , observação do meio ambiente ,
histórias, músicas, brincadeiras corporais e lúdicas.
·
O que poderemos
construir?
“ Uma arvore com frutas” (Mariana); “Uma planta” (Elizeu)
“ ... de maçã!” (Milena);
“ Cartazes em grupos, pesquisas coletivas, instalações tridimensionais
relacionadas com o conhecimento que está sendo construído.
·
E como se chama uma
arvore de maçãs?
“Maçanzeira” (Ivan); “Macieira!” (Carlos Eduardo).
·
Quais materiais podemos
usar?
“Semente, chuva, água, sol!” (várias crianças ao mesmo tempo); Livros de
história, vídeos, cds de áudio, máquina fotográfica, materiais gráficos
(professora).
·
Alguém já plantou alguma
vez?
“Eu já plantei goiaba” (Milena); “Eu já plantei pimenta” (Carlos); “Eu
já plantei manga” (Maria Clara); “Eu já plantei melancia” (Lívia); “O João e o
pé de feijão?!” (Ivan).
Foi por isso que ontem, contei a história do João e o Pé de feijão ( livro emprestado pela professora Laís - obrigada!) e depois propus que fizessemos um experimento igual a história: "Será que se jogarmos feijões , eles também vão crescer tão rápido como na história?" Todas as crianças aceitaram o desafio. Então distribui feijões para cada uma.
E lá fomos nós para o parque jogar os feijões perto do abacateiro!
Não dá pra jogar pela janela , porque as janelas são altas e com grades!...
Um, dois , Três e já!
Podem jogar!
"Agora tem que enterrar!" disse Francisco.
"Não, a gente vai fazer igual na história!" respondi.
"Mas vai precisar de água, toda planta precisa de água , disse novamente agora um pouco desesperado por ter deixado as sementes daquele jeito.
"Será?!" respondi, deixando ele pensativo.
E fizemos o registro gráfico individual da história!
No finalzinho da aula, quando todos já tinham ido embora, veio a Samara e disse: "Prô, nossos feijões não vão nascer."
"Por que Samara?" , "Porque não são mágicos!". "É verdade!", respondi e fiquei maravilhada com sua conclusão , o quanto ela estava pensando consigo mesma , até vir falar comigo, confrontando a realidade com a fantasia.
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Que legal!!! A Turma da Amoreira vai acompanhar de perto esta experiência...vai que o pé de feijão cresece e por ele podemos chegar ao Castelo do Gigante!?? Quem sabe!??? Beijos Turma da Maçã e Professora Rejane!
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