Sabemos que a Pedagogia Freinet não compartimentaliza os
conceitos e conteúdos a serem aprendidos. Vemos neste vídeo os
diferentes momentos do cotidiano infantil e, podemos perceber o quanto a
matemática trabalhada está presente e vivificada através de tateios.
Mesmo durante os diferentes espaços educativos nos quais nos
movimentamos semanalmente, podemos observar aspectos da matemática
complementando o trabalho em sala de aula. Verifica-se o quanto a
linguagem matemática está presente na vida cotidiana. Nas brincadeiras,
na elaboração do painel baseado na lenda O ROUBO DO FOGO – Mito Guarani,
de Daniel Munduruku, jogos, simbolismos da casinha de bonecas,
desenhos, brincadeiras com sucatas. É possível verificar a realização de
diferentes operações que envolvem relações de espaço, formas, relações
métricas, enfim, a matemática - e dentro deste universo a forma
geométrica – envolve diferentes princípios e eixos educacionais, como:
Meio Ambiente, Cultura, Linguagens, Letramento, Educação Alimentar, bem
como as relações inclusivas. Esses são os conteúdos das diferentes áreas
do saber, incluindo conceitos e conteúdos matemáticos significados no
cotidiano infantil da Turma da Amoreira.
Se preferirem assistir o vídeo original, acessem este link:
Nenhum comentário:
Postar um comentário