Seguindo
o trabalho pedagógico eis o plano que deveria definir qual seria nossa
contribuição para o Arraiá da escola, além dos enfeites, comidas típicas
e demais aprendizados, uma apresentação seria interessante então,
conversa daqui, investiga os saberes dali, assistimos vídeos, ouvimos
músicas e conclusão: se encantaram com o pé-de-moleque do DVD COCRICÓ -
CLIPES MUSICAIS. Bom, então lá fomos nós, mas sendo uma receita de pouca
participação infantil em sua cocção, nos limitamos a degustar
ingredientes e nos esbaldamos no letramento. Quero aqui mostrar uma
proposta bem interessante para trabalhar com o Agrupamento III - idades
de 3 a 5 anos e 11 meses.
Pensando um pouco no que diz Alves (2007, p. 127): "A Estrutura da Educação Psicomotora é a base fundamental para o processo intelectivo e de aprendizagem da criança",
acredito que através da psicomotricidade amplia-se a percepção
sensorial e motora resignificando o desenvolvimento infantil, sem deixar
de mencionar tudo o mais que deve ser feito, como as diferentes
brincadeiras, jogos e demais linguagens que em muito cumprem este papel.
Quis, no entanto, nesta postagem abordar outro eixo pertinente à
Educação Infantil - o letramento e alguns exercícios visomotores.
As proposta são variadas, mas podem ser feitas a partir desta mesma matriz.
Proposta 1:
Apresento para a criança uma receita como esta acima e outra
semelhante, mas cortada nas linhas, para que elas reorganizem como a
receita original. Proposta 2: Recortar as imagens e as
palavras que as designam (amendoim, açúcar, leite condensado) e pedir
para que elas descubram a palavra correspondente a cada imagem. Proposta 3:
Com as mesmas imagens que podem ser recortadas de encartes de
Supermercado, propor para que identifiquem nas imagens, quais letras são
iguais as do seu nome.

- Neste exemplo acima a criança escolheu esta imagem do MR MUSCULO para procurar nela, letras iguais a do seu nome. O mesmo pode ser feito com a receita.
Ah!!! E à propósito, o pé-de-moleque ficou pra lá de bom!!!
![]() |
| Quem disse que largavam da tigela de amendoim? |
![]() |
| A comilança foi boa, mas ... vai um pé-de-moleque aí? |
Beijos da Turma da Amoreira (Professora Laís Rechinelli)
REFERÊNCIA
ALVES, Fátima. Psicomotricidade: corpo, ação e emoção. Rio de Janeiro: Wak, 2007.




Nenhum comentário:
Postar um comentário