COMO ACESSAR O BLOG

DICAS PARA USAR O BLOG

http://www.ceicelisa.blogspot.com.br

  • Para escrever recadinhos: clique no final de cada assunto na palavra COMENTÁRIOS ou NENHUM COMENTÁRIO que está em vermelho; Abrirá uma janelinha em branco onde você pode escrever seu recadinho, depois você deve escolher o perfil, que pode ser uma conta de e-mail que você já tem (gmail, yahoo);
  • Para ver um vídeo é mais fácil você deixar o vídeo carregando. Para fazer isso, clique no play deixe carregar por 5 segundos e depois clique no pause, assim o vídeo vai ficar carregando e uma barra vai surgindo lentamente. Quando está barra estiver completa, é só clicar no play novamente e assistir o vídeo sem cortes. Os vídeos 70 anos podem ser visto em tela maior se você clicar na palavra youtube na parte de baixo.
  • Na sessão TURMA DO CEI CELISA, você pode ver todas as postagens da professora de seu (a) filho (a) e das demais também.
  • Você e seu (a) filho (a) também podem ser seguidores do blog da nossa escola, para isso vá até a sessão de seguidores (AMIGOS DO CELISA) e clique em PARTICIPAR DESTE SITE. E, para receber atualizações em seu e-mail, escreva-o no campo ACOMPANHE-NOS POR E-MAIL.


AGRADECEMOS SUA VISITA E PARTICIPAÇÃO!

EQUIPE CEI CELISA /2020


quinta-feira, 27 de junho de 2013

VAI UM PÉ-DE-MOLEQUE? - Professora Laís Rechinelli

Imagem
Seguindo o trabalho pedagógico eis o plano que deveria definir qual seria nossa contribuição para o Arraiá da escola, além dos enfeites, comidas típicas e demais aprendizados, uma apresentação seria interessante então, conversa daqui, investiga os saberes dali, assistimos vídeos, ouvimos músicas e conclusão: se encantaram com o pé-de-moleque do DVD COCRICÓ - CLIPES MUSICAIS. Bom, então lá fomos nós, mas sendo uma receita de pouca participação infantil em sua cocção, nos limitamos a degustar ingredientes e nos esbaldamos no letramento. Quero aqui mostrar uma proposta bem interessante para trabalhar com o Agrupamento III - idades de 3 a 5 anos e 11 meses.

Imagem

Pensando um pouco no que diz Alves (2007, p. 127): "A Estrutura da Educação Psicomotora é a base fundamental para o processo intelectivo e de aprendizagem da criança", acredito  que através da psicomotricidade amplia-se a percepção sensorial e motora resignificando o desenvolvimento infantil, sem deixar de mencionar tudo o mais que deve ser feito, como as  diferentes brincadeiras, jogos e demais linguagens que em muito cumprem este papel. Quis, no entanto, nesta postagem abordar outro eixo pertinente à Educação Infantil - o letramento e alguns exercícios visomotores.
As proposta são variadas, mas podem ser feitas a partir desta mesma matriz.
Proposta 1: Apresento para a criança  uma receita como esta acima e outra semelhante, mas cortada nas linhas, para que elas reorganizem como a receita original. Proposta 2: Recortar as imagens e as palavras que as designam (amendoim, açúcar, leite condensado) e pedir para que elas descubram a palavra correspondente a cada imagem. Proposta 3: Com as mesmas imagens que podem ser recortadas de encartes de Supermercado, propor para que identifiquem nas imagens, quais letras são iguais as do seu nome.
Imagem
Neste exemplo acima a criança escolheu esta imagem do MR MUSCULO para procurar nela, letras iguais a do seu nome.  O mesmo pode ser feito com a receita.
Ah!!! E à propósito, o pé-de-moleque ficou pra lá de bom!!!

Quem disse que largavam da tigela de amendoim?
A comilança foi boa, mas ... vai um pé-de-moleque aí?
Beijos da Turma da Amoreira (Professora Laís Rechinelli)

REFERÊNCIA
ALVES, Fátima. Psicomotricidade: corpo, ação e emoção. Rio de Janeiro: Wak, 2007.


Nenhum comentário:

Postar um comentário