"Muitas crianças na educação infantil ainda não descobriram a importância da equivalência", segundo Nunes (2011, p. 04).
E, é na ação, no tateio que este conceito poderá ser construído, por isso em nosso dia a dia foi incluído a resolução desta situação problema.
| Quantos crianças vieram? Quantas meninas? Quantos meninos? |
| O amigo ajuda, pois já compreendeu as equivalências: menino, menina, total. |
Para Nunes (2011), o exercício de resolver problemas sobre quantidades, contribui para que a criança aprenda a organizar suas ações para resolver problemas com números.
| As carinhas foram desenhadas pelas crianças. |
| Gabriel Matheus sempre ajudando a amiga Gabrielly |
| Cada dia uma criança realiza esta tarefa. |
Aos poucos estamos trabalhando a reflexão da relação inversa entre a adição e a subtração. Para Nunes (2011, p. 7):"Esse conceito serve de base a aprendizagens que terão lugar na escola".
O tear de 4 pregos tem sido um
aliado aos aprendizados de matemática: direita, esquerda, passar a argola acima do
prego, comprimento...etc.
E quem disse que não aprendem enquanto brincam?
FONTES BIBLIOGRÁFICAS
NUNES, Terezinha. REVISTA PÁTIO - Educação Infantil, Ano IX no. 29, OUT/DEZ/2011, p. 4-7).
Nenhum comentário:
Postar um comentário