COMO ACESSAR O BLOG

DICAS PARA USAR O BLOG

http://www.ceicelisa.blogspot.com.br

  • Para escrever recadinhos: clique no final de cada assunto na palavra COMENTÁRIOS ou NENHUM COMENTÁRIO que está em vermelho; Abrirá uma janelinha em branco onde você pode escrever seu recadinho, depois você deve escolher o perfil, que pode ser uma conta de e-mail que você já tem (gmail, yahoo);
  • Para ver um vídeo é mais fácil você deixar o vídeo carregando. Para fazer isso, clique no play deixe carregar por 5 segundos e depois clique no pause, assim o vídeo vai ficar carregando e uma barra vai surgindo lentamente. Quando está barra estiver completa, é só clicar no play novamente e assistir o vídeo sem cortes. Os vídeos 70 anos podem ser visto em tela maior se você clicar na palavra youtube na parte de baixo.
  • Na sessão TURMA DO CEI CELISA, você pode ver todas as postagens da professora de seu (a) filho (a) e das demais também.
  • Você e seu (a) filho (a) também podem ser seguidores do blog da nossa escola, para isso vá até a sessão de seguidores (AMIGOS DO CELISA) e clique em PARTICIPAR DESTE SITE. E, para receber atualizações em seu e-mail, escreva-o no campo ACOMPANHE-NOS POR E-MAIL.


AGRADECEMOS SUA VISITA E PARTICIPAÇÃO!

EQUIPE CEI CELISA /2020


sábado, 16 de março de 2013

COMO SE CONSTITUI A ESCRITA - LETRAMENTO NA TURMA DA AMOREIRA - PROFESSORA LAÍS

O trabalho com o Letramento nesta nova turma – a Turma da Amoreira – tem acontecido lentamente, sem me esquecer da ludicidade necessária à vida de todos nós e também de seres de tão tenra idade: 03 a 05 anos.
Ocorre em mim a mesma preocupação de tantos educadores, bem como de Leite (2008, p. 22): “(…) o envolvimento com as práticas sociais de leitura e escrita constitui-se como uma condição necessária, embora não suficiente, para o pleno exercício da cidadania“. Sabe-se que o exercício cidadão ultrapassa as barreiras da leiura e da escrita, mas penso que são delas que partem em busca dos direitos, das escolhas, dos deveres, nossas pequeninas crianças.
Eu enquanto educadora tenho por obrigação privilegiar o espaço que ocupo para atuar como incentivadora, mediadora, motivadora das crianças com a escrita.
Então… um dia desses a Maria Manuela encontrou na caixa de livros de história, um gibi.
As crianas costumam se encantar pela capa dos livros e depois de “degustá-los” pedem para que eu os leia. Isso é muito interessante, nesta turma! E, voltando ao gibi da Manu, falei que  o chamamos de de GIBI, cujas histórias são em quadrinhos.
Bom e conversa vai, conversa vem pensei em propor uma história em quadrinhos para eles. Como temos trabalhado a vida do Bicho da Seda, que começou porque somos a Turma da Amoreira e lemos a poesia de João Petreti e Marília Cotomacci, assistimos também a vários vídeos no Youtube sobre a sua vida, o que foi produzido girou em torno deste assunto.

Livro que encanta diariamente a turminha toda.
  
 Tenho tomado o cuidado de ao ler um livro de histórias ou de poesias, citar o autor, o ilustrador, fazê-los perceber que o texto e as ilustrações são referência um do outro e então mãos a obra no ateliê de desenhos para os interessados neste novo trabalho.

Ateliê de Desenho - Ilustradores.

 
Olhem o resultado da nossa primeira história em quadrinhos em que tanto letramento, quanto  desenho,  gênero textual foram trabalhados de uma forma agradável e significativa. Uma historieta sobre a uma trajetória de vida que inicia de uma Mariposa que gera uma larva – Bicho da Seda, que se transformará em outra Mariposa…

História depois de pronta, no Livro da Vida.


BIBLIOGRAFIA
LEITE, Sergio Antonio da Silva. Alfabetização e letramento: contribuições para as práticas pedagógicas. Campinas, SP: Komedi, 2008.
PROTETI, João. À toa, à toa; ilustração de Marília Cotomacci. Campinas, São Paulo: Papirus, 1998.


Nenhum comentário:

Postar um comentário